Nota do Departamento para o fim da interdição das atividades acadêmicas
O Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC vem a público manifestar o seu repúdio ao uso de métodos autoritários por parte do movimento de ocupação que interdita o prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) desta universidade.
Considerando que inexiste interdição à livre manifestação de ideias em qualquer dependência do Campus Universitário e que manifestações políticas são amparadas na legislação do país e no regramento interno da UFSC, entendemos que o ato de interdição do acesso às instalações do Centro e as práticas de constrangimento físico e moral, dele decorrentes, perpetradas contra servidores, alunos e professores, são medidas desproporcionais e arbitrárias, afrontando a dignidade pessoal e profissional, os direitos de ir e vir, a liberdade de ensinar e aprender, bem como o debate público e a convivência democrática.
Neste sentido, clamamos pelo fim da interdição, pelo pleno restabelecimento das atividades acadêmicas e pela possibilidade do diálogo livre, plural e público das questões nacionais, no espaço físico da Universidade, respeitando-se assim sua natureza crítica e sua missão democrática.
Esta carta teve o apoio do Prof. Aylton Barbieri Durão, Departamento de Filosofia, que manifestou interesse em subscrevê-la.