Apresentação

O Departamento de Sociologia e Ciência Política  foi criado em 16 de fevereiro de 1970, então como Departamento de  Sociologia. Assinaram a ata de instalação e primeira reunião deliberativa os professores  Zuleika Mussi Lenzi, Victorino Antônio Secco, Nereu do vale Pereira e Silvio Coelho dos Santos. As áreas de conhecimento eram Sociologia, Antropologia e Estudos Especiais. Em 1996 foi desmembrada a área de Antropologia, constituindo departamento próprio, sendo o atual departamento  estruturado em duas áreas de conhecimento, Sociologia e Ciência Política.

Atualmente o departamento conta com 25 professores permanentes no seu quadro e 01 professor com lotação provisória. Colaboram também na atividade de ensino 03 professores substitutos e mais 07 professores eméritos (Voluntários). Estes 36 docentes, além de atender diversos outros cursos em toda a Universidade, atuam especialmente no curso Graduação em  Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.

Além das atividades de ensino, os membros do Departamento de Sociologia e Ciência Política atuam em diversas áreas de pesquisa, em íntima conexão com as atividades da pós-graduação. As principais linhas de investigação são:

1) Ciência, saúde e meio-ambiente;

2) Instituições, comportamento político e políticas públicas;

3) Movimentos Sociais, participação e democracia;

4) Pensamento político e social;

5) Representações Sociais e Produções Simbólicas;

6) Trabalho, Mercado, Estado e Sistema Financeiro.